Mecanismos de Avaliação Institucional

O modelo de avaliação na perspectiva do ISEPRO é compreendido como um conjunto de ações organizadas com a finalidade de obter informações sobre o funcionamento e a constituição institucional, de que forma e em quais condições se desenvolve, para subsidiar uma tomada de decisão. 

Para tanto é preciso elaborar procedimentos investigativos que possibilitem conhecer a realidade da instituição, quanto às suas diversas dimensões, interpretar o real para compreendê-lo e poder fornecer aos gestores condições apropriadas para e corrigir suas deficiências. Nessa perspectiva o papel dos gestores como gerenciadores das ações institucionais será de monitorar o processo avaliativo no sentido de construir uma cultura de avaliação como um processo de conscientização, motivação e aperfeiçoamento institucional. Mediante os resultados obtidos, a Instituição deverá conduzir em direção às novas estratégias de implementação, garantindo assim o bom planejamento de suas ações.

Seguindo essa ótica, o Instituto GORETE REZENDE,  preocupa-se é desenvolver um processo avaliativo na função diagnóstica e formativa, de forma contínua, qualitativa e processual, incluindo duas modalidades interna e externa.

Para garantir o modelo de avaliação formativa pretende-se considerar que esta seja:

Democrática: Em consonância com a função social da instituição que é preparar cidadãos para que exerçam seus direitos em uma sociedade democrática, a avaliação se constituirá com um processo de negociação com base na construção do conhecimento visando o sucesso institucional em suas múltiplas dimensões de desenvolvimento.

Transparente: Deve-se garantir aos atores desta instituição de estar informados sobre o desenvolvimento institucional, dos critérios adotados para sua avaliação e das tomadas de decisão. Para seguir esse princípio é importante realizar no final de cada semestre atividades destinadas a informar,explicar e justificar os objetivos propostos,as metas que se pretende atingir o que será exigido de cada um dos atores  do instituição. Como a avaliação é contínua é necessário informar a todos a  consolidação e a qualificação dos resultados adquiridos,assim como, os mecanismos concretos pelos quais vai-se atribuir valores. Outro fator relevante nesse princípio é possibilitar a comparação de resultados, para que se possa reflita sobre suas dificuldades e busquem alternativas de superação.

Motivadora: O processo avaliativo implica em facilitar o desenvolvimento institucional através da reflexão e exposição dos resultados apoiando-se nos aspectos positivos para motivar a correção dos negativos. Se expressa pela promoção de métodos cooperativos em que os resultados sejam também a expressão de um esforço coletivo e solidário de ajuda aos demais.

Participativa: A avaliação é também um momento em que permite a todos os atores da instituição assumirem e dividirem responsabilidades e compromissos em relação ao desenvolvimento de suas ações,a partir dos resultados produzidos. Dessa forma, faz-se necessário a participação de todos na seleção ou gestão dos mecanismos avaliativos, criando oportunidade para que eles proponham atividades avaliativas, cronogramas, participem das divulgações e apreciações dos resultados e de outras atividades que possam fazer sem conflito de competências.

A avaliação Institucional será incorporada no dia-a-dia da Instituição, de maneira a criar uma cultura de avaliação. Tanto a administração do Curso, como professores e alunos deverão colaborar ativamente com as atividades de avaliação, de maneira a tornar o processo participativo, coletivo, autônomo, livre de ameaças, crítico e transformador dos sujeitos envolvidos e da instituição. Professores, alunos, funcionários administrativos, deverão constituir a tríade de um processo, respondendo questionários, registrando os aspectos positivos e negativos do curso. 

Localização


BR 343, nº 155
Bairro Colibri, Piracuruca-PI

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