Estamos vivendo uma época em que não é mais suficiente produzir competentes discursos em torno das questões de cunho filosófico, histórico e social que envolve o sistema educacional brasileiro. É preciso inserir também neste debate a ação produzida na sala de aula e articulá-la, de modo mais concreto, às diferentes necessidades da sociedade contemporânea, com a finalidade de construir projetos de ensino mais consistentes e condizentes com a realidade social do presente.
Diante da complexidade da sociedade atual, busca-se, nesse sentido, uma nova compreensão e uma reestruturação das formas de ensinar e aprender nesse nível de ensino. E para tanto, o Instituto Gorete Rezende busca constantemente formar profissionais que compreendam a prática da cidadania como um processo dinâmico de transmissão e produção cultural de modo sistematizado e que, neste processo, integram pessoas e relações espaço - temporais bem como possibilitam a inserção sócio-política e cultural do cidadão.
Essa formação caracteriza-se, portanto, pelo reconhecimento multidimensional do homem, o que por sua vez implica a compreensão do processo ensino-aprendizagem como uma relação entre docentes e discentes, sujeitos da ação nas práticas do ensino e aprendizagem. Conseqüentemente, essa formação deve ser situada social, histórica e institucionalmente, cujo objeto de análise é o conhecimento a ser apropriado e produzido por professores e alunos.
- Valorização do conhecimento técnico-científico e cultural como patrimônio da humanidade;
- Reconhecimento do papel da Instituição na formação integral do sujeito de modo sistematizado;
- Concepção do processo ensino-aprendizagem como uma prática dinâmica de relações interpessoais para socialização do patrimônio cultural da humanidade;
- Relação dialógica entre professores e alunos, pautada no respeito mútuo e na responsabilidade pessoal e coletiva;
- Metodologia de ensino contextualizado, valorizando as experiências de vida do sujeito como base de construção de novos saberes;
- Estabelecimento da relação teoria e prática como forma de propiciar uma aprendizagem significativa do saber sistematizado, numa perspectiva interdisciplinar;
- Valorização de fundamentos éticos como norteadores das relações interpessoais no espaço social e institucional;
- Desenvolvimento da ação avaliativa contínua e processual objetivando a qualidade da prática formadora do Instituto Gorete Rezende.
Em referência aos fundamentos éticos, O Instituto Gorete Rezende adota três princípios básicos: o respeito à qualidade da vida humana, evidenciado em ações comprometidas com a responsabilidade social da instituição; o respeito à autoridade e o respeito ao trabalho do outro.
O respeito ético ao professor, ao funcionário, ao diretor e ao aluno é elemento essencial à boa convivência. Quanto ao respeito à autoridade, todos os sujeitos que compõem o Instituto devem respeitar a autoridade de seus superiores hierárquicos, não só no que se refere à obediência, mas, principalmente, por valorizar e prestigiar aqueles que muitas vezes tomarão decisões difíceis, devendo se sentir apoiado por sua equipe. O terceiro princípio que norteia a comunidade é o de respeito ao trabalho do outro. Este princípio permite que todos reconheçam a importância de todo trabalho desenvolvido na instituição com vistas no cumprimento de sua missão.
Os princípios ora apresentados são eixos o norteadores de todos os comportamentos da comunidade que compõe o Instituto. Nesse sentido, configuram-se como elementos basilares para a organização e funcionamento Institucional constituindo-se de natureza dinâmica, voluntária, interativa e participativa.